Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico do Acervo

    

Foto: Patrick Pardini e Leonardo Cunha/Museu da UFPA 

 

Acervo:

O museu possui acervos de tipologias diversas: de acervo documental e bibliográfico, de artes visuais onde se incluem as artes plásticas em suas diversas manifestações, pintura, desenho, gravura, instalações, objetos, escultura e fotografia. O acervo documental e bibliográfico foi constituído, até o ano de 2010, basicamente pela Coleção Vicente Salles, com ênfase para cultura popular, dança teatro e presença do negro. Em 2010 foi adquirida pela Universidade a Coleção do poeta Max Martins com seus textos e diários ilustrados.

Acervo de Artes Visuais:

A primeira coleção foi formada pelo acervo pessoal da artista portuguesa, radicada em Belém, Carmen Sousa. O Museu recebeu, quando sediava a Reitoria obras de grande valor que passaram a constituir bens integrados ao prédio: La Sirene, escultura de Dennis Puech, fins do século XIX, a tela Belém de 1868, Leon Righini e Heróis do rio Formozo, de Theodoro Braga.
Coleções oriundas das antigas Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia passam ao acervo do MUFPA no inicio do século XXI.
O museu recebe doações das famílias de João Pinto e de Anthar Rohrit, esta com mais de 200 peças.
A par disso e continuando uma postura iniciada nos anos 60, em plena repressão, a UFPA estimula as artes visuais e forma artistas de renome nacional como Dina de Oliveira, Emanuel Nassar, Osmar Pinheiro de Sousa, Ronaldo Moraes Rego cujas obras passam a fazer parte da coleção Artistas Professores.

Acervo de Cartuns:

A Coleção de Cartuns do Museu da UFPA teve início em 1997, e está sendo formada através da doação de material pelos cartunistas paraenses contemporâneos. São mais de 2.800 cartuns, charges e caricaturas, além de recortes de jornais, periódicos e livros sob o tema. Atorres, Biratan Porto, Carlinhos, J. Bosco, Júnior Lopes, Luiz Pinto, Marcio Pinho, Paulo Emmanuel, Waldez e Walter Pinto são os principais colaboradores do Museu para a formação desse acervo. Também fazem parte da Coleção desenhos de cartunistas amadores, que participaram do I Salão de Humor Ri Guamá e da I Semana de Humor Paraense.

Fim do conteúdo da página